Lessons Learned

Lessons Learned 7

E15LL7 by Biciway Portugal



Lessons Learned 6






Lessons Learned 5






Lessons Learned 4,  15.06.2013

Foi uma semana cheia de experiências e aprendizagens.
Vejam o nosso resumo no nosso Lessons Learned 4








Lessons Learned - Sondagem, 03.06.2013

Iniciámos hoje as nossas sondagens para os diversos segmentos de mercado afim de testar as nossas propostas de valor.
Após algumas dezenas de inquéritos on-line e entrevistas presenciais começamos a ter uma clara convergência no feedback de Instituições Publicas, Empresas e utilizadores finais.

Mas a maior lição que hoje retirámos é "O barato pode sair caro!".

Ainda durante o 3º bootcamp iniciámos a construção do inquérito para a sondagem a potenciais clientes e utilizadores de bicicleta. Por sugestão, utilizamos o Survey Monkey, por nos parecer ser uma ferramenta user friendly e gratuita. Mas a pressa fez com que nos escapasse um pormenor: a partir da 100ª resposta, para obtermos as estatísitcas neste aplicativo ele pede-nos para pagar !!! PAGAR ???

Mas então não era gratuito ????

Mais do que o valor a pagar, que independentemente de ser muito ou pouco, o que aprendemos hoje é que a pressa pode-nos levar a fazer escolhas e a tomar decisões que nos poderão custar muito mais do que o previsto. Esses custos imprevistos podem ARRUINAR por completo um negócio ou mesmo uma empresa. Os CUSTOS são tão importantes como as RECEITAS e temos de os analisar ao pormenor. De resto pelo que temos ouvido, é o acumular de pequenas surpresas como esta que pode levar um negócio à falência, ou impedir sequer que este nasça.

Tirando isto, a sondagem está a ter imenso sucesso nas redes sociais :)

Lessons Learned - Curvas de Valor, 03.06.2013















Este extraordinário exercício de comparação de valor do nosso produto/negócio com outros semelhantes de outras empresas obrigou-nos a pesquisar exaustivamente quem são os principais players neste segmento de mercado. Para além do posicionamento da nossa ideia perante outras existentes, permitiu-nos averiguar do sucesso junto do consumidor final de ideias semelhantes já implantadas noutros países da Europa e até noutros continentes.
Várias lições retirámos deste trabalho, nomeadamente que este é um produto inovador e muito recente mesmo em países como o Reino Unido ou os E.U.A. estando contudo a ter um grande sucesso nas cidades onde foi implantado e excelentes reações por parte da comunidade de utilizadores de bicicleta nesses países.

Em Portugal é um produto sem concorrência e apesar de algumas empresas operarem neste segmento de mercado, nenhuma delas é especialista na área da mobilidade e do turismo em bicicleta, sendo que todas elas comercializam inclusive um produto que os ciclistas detestam, os estacionamentos de encaixe da roda da bicicleta, pois é grande a possibilidade de empeno da roda, quebra de raios e mesmo de roubo do resto da bicicleta.

Descobrimos ainda que o nosso maior potencial concorrente em Portugal não tem design ou patente neste tipo de produto e que opera numa larga gama de segmentos, não tendo aparentemente experiência na área da mobilidade ou do turismo em bicicleta.

Percebemos que no estrangeiro os produtos com funcionalidades e características idênticas ao nosso têm um preço inferior. Por isso, mesmo apesar de os custos de importação e de instalação aumentarem substancialmente o preço final do produto, estamos cada vez mais focados em intervir ao nível da produção do nosso UrbanFix, estando já a estudar novas formas de design, mais fáceis de executar, transportar e instalar, bem como de intervenção ao nível do processo de fabrico com o objetivo de reduzir o preço final do produto e gerar maior poupança para os nossos clientes, apostando ainda assim na elevada qualidade, design, durabilidade e funcionalidade.


Lessons Learned 3






Lessons Learned 2


Lessons Learned 1


Sem comentários:

Enviar um comentário