quinta-feira, 27 de junho de 2013

Processos e Atividades

Lesson Learned desta semana, entre outras:

Existe vantagem em definir processos mas.... são difíceis de conceber.

Quando estruturamos a nossa ação, compreendemos a complexidade de ações que pouco notamos fazermos; mas são fundamentais para ensinar outros, quando formos obrigados a passar tarefas a outros porque nos ocupam questão de direção.

Neste momento na Biciway somos executores e planeadores, trabalhadores e diretores - mas é bom saber que quando chegar o momento passaremos a atividade de trabalho a outros para os dirigir, dirigir a Biciway.

A Biciway continua a prosseguir no mercado - oportunidades que pensávamos não existirem, propostas que imaginamos testar no mercado (hipóteses em negócios), que aprendemos a formular e testar, que o Energia de Portugal nos ensinou a encarar com respeito e à-vontade.

Ou seja, a Biciway reúne clientes - nos modelos testados ou noutros modelos que surgem agora, há clientes interessados em testar este produto inovador, adquiri-lo e instala-lo.... em Portugal e noutros Países.

E porque assim é, vamos continuar, com patrocínios e, tentamos, investimento - e necessitamos de investimento, claro: para proteger a nossa propriedade intelectual, para cobrir despesas de funcionamento (se calhar necessitamos mesmo de escritório), para pagar a fornecedores, para poder investir com os clientes .... e esta talvez seja a segunda Lesson Learned. que com os clientes se investe. Porque os clientes querem relações (conforme o modelo do Osterwalder apresentado pela Fab Startups) e não comprar. Essas relações inauguram hipóteses de negócio e permitem novas abordagens ao mercado. Será que conseguimos rentabilizar noutros modelos que não a compra/venda?





O que responde a esta questão é o brilhante modelo Osterwalder:  Parceiros. Aqueles que retiram benefício do que não custa nem ao cliente nem à empresa, o valor inerente ao produto - o valor  que resulta para a sociedade quando optamos por nos deslocarmos de autocarro. Denomina-se externalidade positiva e é negativa para as empresas produtoras - porque não recebem o valor do que produzem.

Mas se encontrarem outra empresa ou organização que consiga converter a externalidade em valor pecuniário (dinheiro), o valor pode ser recebido - e é por este motivo que a parceria é importante.

Outra Lesson Learned é, claro, a saudade: estamos prestes a terminar o Energia (qual será o TPC do Bootcamp 8, boa questão) e esta semana descemos de posição. Ou seja, a competição continua e de certo modo sabemos próximo o fim. Procuramos adiante continuar este projeto ... mas sabemos difícil chegar a Setembro.

Por isso, com muito esforço, a Biciway vai concluir o Energia procurando ser chamados em Setembro - e começamos a pensar na apresentação a entregar no Bootcamp 8, que vai basear o nosso pitch.

Até sábado!

Sem comentários:

Enviar um comentário